Artzaintza: O Pastoreio nas Montanhas Bascas
Exposição de Fotografias de Gema Arrugaeta nas ruas de Alpedrinha

Sobre a exposição Artzaintza: O Pastoreio nas Montanhas Bascas.

Através de imagens espetaculares e cheias de significado, esta exposição realiza um percurso por este ofício milenar, pelos seus protagonistas, pelos seus lugares e costumes, pela sua relação com o meio ambiente, pela biodiversidade e pela sua contribuição à criação e manutenção das paisagens e cultura bascas.

Uma exposição de belas e sugestivas fotografias de grande formato sobre o universo complexo dos pastores do País Basco, diversificando por paisagens rurais bascas desde a sua experiência ancestral até a um novo futuro promissor.

Desde a Serra de Aizkorri até ao Deserto das Bardenas, desde a Floresta de Irati até ao Parque Natural de Urkiola debaixo do Anboto, mostra a transumância, os pastores e as ovelhas Latxas, os Queijos Idiazabal, Roncal e Ossau-Iraty.


Sobre Gema Arrugaeta, fotógrafa profissional basca

A sua paixão pela natureza e as viagens levam-na a encantar-se por estes temas. Possui uma impressionante experiência que a levou por diversas paisagens, países e culturas do mundo, realizando numerosos trabalhos fotográficos no Peru, Bolívia, Amazonas, Argentina, Chile, Noruega, Suécia, Finlândia, Sami (Lapónia), Dinamarca, Itália, França, Marrocos, Tanzânia, Nepal, Tibete, Himalaia, Sri Lanka e Caribe.

É autora de 6 livros de imagem de natureza e temática social. Também participou em numerosos livros e publicações de instituições públicas e privadas, assim como colaborou em inúmeras revistas nacionais e internacionais.

Produziu 13 documentários em vários formatos e as suas fotografias formam parte de mais de 10 Museus temáticos e Centros de Interpretação, é professora de seminários de fotografia, assim como Curadora de exposições de fotografia. Foi fotógrafa do programa televisivo da RTVE “Al Filo de lo imposible” no Nepal e Tibete.

Gere o seu próprio arquivo fotográfico de mais de 200.000 fotografias.

Para Gema Arrugaeta ser fotógrafa é muito mais que uma profissão, é uma opção de vida, uma forma de vida apaixonante

http://gema-arrugaeta.net/es